Autovias - Turismo

25/09/12 15:05

Cavalos Mangalarga começam a chegar para Exposição Nacional

Franca sedia pela primeira vez uma exposição nacional de cavalos Mangalarga. A entrada dos animais para a 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga começa nesta quinta-feira, 27. O julgamento acontece de 29 a 6 de outubro, a partir das 9 horas, na arena central do Parque de Exposições Fernando Costa. A Prefeitura que está dando apoio técnico, já providenciou a montagem de mais de 300 baias. A estrutura do parque possui 120 baias para o alojamento dos animais, como serão mais de 500 em exposição foi necessário preparar o local para a realização deste evento de grande porte. Os julgamentos serão realizados de acordo com o regulamento da ABCCRM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga). A associação é a responsável pelo fomento, aperfeiçoamento zootécnico e o desenvolvimento da raça, e por isso, promove exposições para fim de registros estatísticos em relação ao número de animais participantes, faixas etárias, provas disputadas e suas principais premiações. A exposição é dividida em dois tipos de provas, que avaliam a parte morfológica do animal e a funcional. A primeira diz respeito às características da raça e a segunda analisa a marcha e desenvoltura do animal durante o andamento. Além disso, também serão realizados julgamentos de progênie de pai e mãe, que verificam as características genéticas transmitidas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Carlos Arantes, além da exposição e julgamento de animais, o evento contará com uma ampla e variada programação, como provas esportivas, leilões e uma série de atividades sociais. “Teremos expositores de todo o país, que se prepararam durante todo o ano, participando de exposições estaduais e regionais, valendo pontos para o ranking nacional. Um animal premiado tem seu valor de mercado supervalorizado”. O diretor de Exposições e Copas da ABCCRM, Paulo Francisco Gomes Della Torre, destaca que a 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, reunirá cerca de 50 criadores de cavalos, de todos os estados brasileiros, de todas as regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Acre. O evento será aberto ao público francano, gratuitamente. Outras informações pelo telefone 3724-7080. 

Fonte: 
http://www.franca.sp.gov.br/portal/noticias/desenvolvimento/cavalos-mangalarga-comecam-a-chegar-para-exposicao-nacional.html