30/12/10 11:35

Calendário dos eventos de Brodowski

 Semana de Portinari

O decreto nº 7.245, de 09/ 12/ 1975, subscrito pelo governador Paulo Egydio Martins, oficializou a “Semana de Portinari” que anualmente vem sendo comemorada de 15 a 22 de agosto, com o fito de promover a memória e a obra do artista genial e difundir o gosto pela arte. Muitos são os eventos promovidos pelo Museu “Casa de Portinari” e pela Prefeitura de Brodowski durante a semana, que atraem turistas do mundo todo. 

     Corrida Internacional de São Silvestre (31 dezembro)

Trata-se da mais tradicional corrida de pedestrianismo do interior paulista e uma das 5 melhores corridas do Estado de São Paulo. Está em sua 58ª edição e, normalmente atrai atletas do Brasil todo e também do exterior. Instituída no ano de 1949, graças ao idealismo de um grupo brodowskianos, essa corrida cresceu e atrai, todo final de ano, milhares de turistas para a passagem do Ano Novo, pois, além dela, várias outras atividades são proporcionadas aos visitantes para comemorar tão festiva data.

 Festa do Peão- Boiadeiro (sem data prevista)

A região, tipicamente agro-pastoril, tem nas festas de rodeio, o seu ponto alto de diversão e em Brodowski não é diferente. Essa festa que é realizada desde 1982, tem crescido ano a ano e já é uma das mais tradicionais da região. O público estimado é de 30.000 pessoas. Além do rodeio em cavalos e touros, são realizados “shows” sertanejos, danças folclóricas típicas, comidas e bebidas da região, etc. Nessa festa, empresas e artesãos da cidade expõem os seus produtos, divulgando e comercializando-os.

 Encontro Nacional de Companhias de Santos Reis    ( última semana de Abril).

A religiosidade do povo de Brodowski é muito marcante devido à sua formação mesclando imigrantes europeus, principalmente italianos e portugueses, bem como migrantes do norte-nordeste do país que são povos tradicionalmente religiosos. Essa presença religiosa aflora nessa que é uma das mais bonitas manifestações folclóricas da região. Tão popular manifestação folclórica é realizada no mês de abril 9ultma semana)  de cada ano, o Encontro Nacional de Companhias de Santos Reis se constitui numa grandiosa festa folclórica,  que proporciona o encontro de  mais de 40 cidades da região e do sul de Minas Gerias, com dezenas de Companhias de Reis, que passam o dia cantando, rezando e se confraternizando, num portentoso espetáculo de fé e religiosidade. Cada uma das festas atrai um número estimado de 10.000 participantes.

 Corsos Carnavalescos

Esse evento é único na região e acreditamos até no Estado de São Paulo. Trata-se de um desfile de carros antigos que são ornamentados segundo temas escolhidos pelos seus proprietários, podendo ser de critica social, humor, história, etc. O desfile é feito durante os dias de Carnaval e julgados por jurados previamente escolhidos entre técnicos da área, sendo distribuídos prêmios aos melhores, segundo critérios de luxo e originalidade. Esse evento resgata a lembrança dos carnavais do passado, quando os Corsos eram ponto alto das manifestações populares. Grupos de várias cidades do estado participaram do encontro.

 Piazza Della Nonna

A cidade de Brodowski tem mais da metade de sua população formada por descendentes de imigrantes italianos que possuem uma espontânea alegria. Onde tem os descendentes de italianos, os visitantes e a população em geral, têm diversão e boa comida, música e bebidas. A Piazza Della Nonna  realiza-se durante a Semana de Portinari -15 a 22 de agosto – e, em 20010, completou a  sua 6ª edição. Já é uma grande festa regional.

 Semana Cultural “Saulo Ramos”  Instituída por lei municipal, a Semana Cultural “Saulo Ramos” , acntece todos os anos de 02 a 08 de junho com programações diversas nas áreaas do direito e escolas literárias.  Tem  o envolvimento não só  de público literário, como também do jurídico, já que na programação da semana serão abordados diversos temas literários e jurídicos. A Semana Cultural “Saulo Ramos”  já se constitui   em evento de magnitude à altura do homenageado. Saulo Ramos é um dos  mais queridos e prestigiosos filhos de Brodowski, juntamente com Candido Portinari.